O curso

A estrutura curricular do curso de Mestrado está organizada em um núcleo de disciplinas obrigatórias, denominado Núcleo Básico, que possui como objetivo proporcionar embasamento conceitual que alicerce os estudantes no diálogo com as diferentes áreas do conhecimento presentes nas linhas de pesquisa. Espera-se que o Núcleo Básico permita ao egresso uma visão ampla e interdisciplinar, tema central da área de concentração do Programa, independente da formação na graduação ou da temática da dissertação. As disciplinas optativas têm por objetivo permitir ao estudante a aquisição de instrumentos e o aprofundamento temático para a resolução de seu problema de pesquisa. Entende-se que a formação de recursos humanos para atuar na solução de problemas ambientais envolvendo questões sociais e econômicas requer uma abordagem que estimule o diálogo entre os diferentes setores da sociedade e campos do conhecimento. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, fazem parte da grade curricular as seguintes atividades curriculares obrigatórias:

1- Pesquisa orientada
Trabalho de Pesquisa de Dissertação sob a supervisão do Professor Orientador. O pós-graduando, a cada semestre, deverá matricular-se nessa atividade, até a conclusão de sua dissertação.

2- Tirocínio docente orientado
O Tirocínio Docente Orientado deverá preparar o estudante para desempenhar a função docente, através do treinamento em prática de ensino de terceiro grau, em todos os seus aspectos, como planejamento de aula, escolha de conteúdo programático, elaboração de material didático, aula e execução de avaliações. A validade dessa atividade será condicionada à apresentação de Plano de Ensino e Relatório Final a ser apresentado ao docente responsável pela disciplina na qual o estudante realizou as atividades.

3- Defesa do projeto de dissertação
O Projeto de Dissertação deverá ser encaminhado pelo estudante ao Coordenador do Colegiado mediante requerimento de apreciação, com a anuência do professor orientador. A defesa do projeto deverá ser realizada até o final do segundo semestre e constará de uma apresentação oral e de arguição por parte de uma Comissão Examinadora.

4- Defesa de Dissertação

Última modificação em Terça, 19 Maio 2015 17:04

Go to top