Organização curricular

IADC12- BIOCOMBUSTÍVEIS

A disciplina apresenta o cenário atual e futuro dos combustíveis fósseis e biocombustíveis no Brasil e no mundo, e a importância de incluir na matriz energética os biocombustíveis de primeira e segunda geração. Introduz as tecnologias existentes e as tendências futuras para a área de combustíveis e biocombustíveis. Apresenta os conceitos de biocombustíveis no contexto energético mundial. Serão abordados também aspectos técnicos e científicos da produção do biocombustíveis de primeira e segunda geração. Os processos serão discutidos em detalhes, desde a disponibilidade energética até a obtenção dos produtos finais e especificações segundo ANP.

IADC13-BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DO CERRADO

Biodiversidade e Conservação: conceitos básicos e legislação associada. O Cerrado como Hotpots de Biodiversidade. Biodiversidade brasileira. Caracterização das principais fitofisionomias do Cerrado. Conhecimento atual da Biodiversidade vegetal do Cerrado. Legislação associada à proteção e manejo da flora do Cerrado. Caracterização dos principais ecossistemas de ocorrência de "invertebrados" do Cerrado. Conhecimento atual da Biodiversidade de "invertebrados" do Cerrado. Legislação associada à proteção e manejo do "invertebrados" do Cerrado. Caracterização dos principais ecossistemas de ocorrência de vertebrados do Cerrado. Conhecimento atual da Biodiversidade de vertebrados do Cerrado. Legislação associada à proteção e manejo do vertebrados do Cerrado. Caracterização dos principais ecossistemas de ocorrência de microorganismos do Cerrado. Conhecimento atual da Biodiversidade de microorganismos do Cerrado. Legislação associada à proteção e manejo dos microorganismos do Cerrado.

IADC14-BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PLANTAS DO CERRADO

Biologia floral: diversidade de estruturas, função, atrativos e recursos florais. Visitantes florais: comportamento, estratégias e mecanismos de polinização. Co-evolução. Sistemas reprodutivos: autocompatibilidade e mecanismos de autoincompatibilidade. Fenologia de floração. Mecanismos de isolamento reprodutivo em espécies simpátricas. Fragmentação, polinização e conservação. Metodologia de campo em estudos de biologia reprodutiva.

IADC15- CONSERVAÇÃO EX-SITU DE PLANTAS

História da conservação; definição e importância da conservação; etapas de um programa de conservação. Estudos dos processos para conservação da vegetação por meio de métodos naturais, artificiais ou um sistema misto. Estudos sobre a recuperação vegetal em áreas sob impactos ambientais, considerando-se os aspectos técnicos e científicos envolvendo a colheita de sementes, a produção de mudas, as técnicas alternativas de recomposição vegetal e as implicações legais da conservação e recuperação vegetal. Aspectos horticulturais aplicados à conservação coleções "ex situ".

IADC16-ETERMINAÇÃO ESTRUTURAL DE SUBSTÂNCIAS NATURAIS COM POTENCIAL BIOLÓGICO

Aplicação dos métodos espectrométricos de análise nas regiões UV e visível e infravermelho. Radiofrequência e a fragmentação de moléculas orgânicas. Outras medidas físicas de importância na caracterização de substâncias orgânicas: ponto de ebulição, ponto de fusão, índice de refração, atividade óptica, densidade. Oxidação, ozonólise, hidrólise e determinação estrutural.

IADC19-DIVERSIDADE DA FLORA DO CERRADO

Noções básicas sobre o estudo da flora. Principais grupos taxonômicos da flora do Cerrado. Plantas do Cerrado com potencial econômico (alimentício, medicinal, madeireiro etc.). Plantas do Cerrado utilizadas como bioindicadores. Principais fitofisionomias do Cerrado e suas espécies vegetais características.

IADC18- DIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS DO CERRADO

Morfologia externa e identificação dos principais grupos de "invertebrados" do Cerrado nordestino. Aspectos ecológicos, reprodutivos e do ciclo de vida de "invertebrados" com ocorrência no Cerrado. Invertebrados como indicadores de condições ambientais. Técnicas de amostragem, coleta e preservação de "invertebrados". Levantamentos faunísticos e elaboração de trabalhos científicos na área de Zoologia de Invertebrados, com ênfase nas espécies do Cerrado.

IADC17- DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS DO CERRADO

Os grupos de Vertebrados (Pisce, Lissamphibia, Reptilia, Aves e Mammalia) do Cerrado serão abordados dentros dos seguintes tópicos: sistemática, filogenia, comportamento e status de conservação.

IADC20- ECOLOGIA VEGETAL

Ecologia de populações e comunidades vegetais, mutualismo dispersivo, predação, competição, manejo e conservação, metodologias de amostragem de dados.

IADC21- ESTATÍSTICA E DELINEAMENTO EXPERIMENTAL

Introdução à Estatística: problemas ambientais e Estatística; aquisição de dados ambientais; análise exploratória de dados; descrição de dados por gráficos. Modelos Probalísticos: modelos de variáveis discretas; modelos para variáveis contínuas. Estimação e distribuições amostrais: amostragem, população e amostra; distribuição amostral; intervalo de confiança; estimativa do tamanho amostral. Teste de Hipóteses: construindo um teste; erros dos tipos I e II; curvas características de operação (Potência de Teste); teste de hipóteses para a diferença entre duas médias; testes de hipóteses com dados censurados. Gráficos estatísticos de controle; gráficos X e R; gráfico de controle para medidas individuais; conceitos errados comuns em gráficos de controle. Técnicas estatísticas multivariadas: regressão linear múltipla (MLR); análise dos componentes principais (PCA); mínimos quadrados parciais (PLS).

IADC22- FISIOLOGIA PÓS-COLHEITA E ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA

Introdução à fisiologia pós-colheita e sua importância. Características do tecido vegetal vivo. Morfologia do desenvolvimento e da maturação de frutos. Colheita, manipulação e transporte de frutas e hortaliças. Perdas em pós-colheita. Principais transformações químicas e bioquímicas pós-colheita. Tipos de respiração e fatores determinantes. Controle de atividade enzimática. Fatores que regulam o amadurecimento. Hormônios vegetais. Perda de água pelo tecido vegetal. Análise da interrelação entre os diversos processos fisiológicos. Refrigeração de produtos hortícolas. Transporte de produtos hortícolas. Armazenamento de produtos hortícolas. Técnicas de conservação pós-colheita, principalmente de produtos do Cerrado nordestino.

IADC24-GESTÃO SOCIAMBIENTAL

Saberes ambientais e conhecimento interdisciplinar. Ecologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Gestão ambiental. Aspectos jurídicos, sociais, culturais e políticos da gestão ambiental. A interdisciplinaridade na gestão ambiental. Modelos de gestão ambiental. Novas dimensões estruturais, operacionais e culturais para a operacionalidade de uma gestão socioambiental participativa.

IADC25 - GESTÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

Usos múltiplos, consutivos e não-sonsutivos, da água. Modelos de Planejamento e gestão dos recursos hídricos. Política e legislação das águas - esfera federal, e estadual. Instrumentos de gestão de recursos hídricos.

IADC26 - INSTRUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS

Fundamentos teóricos e aplicações de técnicas analíticas de espectrometria, fotometria e cromatografia; preparação de amostras para análise físico-química de água, ar e solo. Possíveis interferências (química, física, espectral etc.); preparação de padrões e curvas de calibração; segurança do trabalho; cálculo de resultados. simulação de prática em laboratório, composição elementar, técnicas cromatográficas, eletroanalíticas etc.; introdução às técnicas necessárias a caracterização morfológica e cristalográfica de amostras (espectroscopia por raios X etc.). Avaliação preliminar de resultados obtidos nas diversas técnicas.

IADC27-SOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS NATURAIS COM POTENCIAL BIOLÓGICO

Princípios gerais da fitoquímica. Processos e técnicas empregadas na separação dos componentes de misturas complexas naturais e/ou de misturas resultantes de reações de síntese. Princípios teóricos em que se baseiam essas técnicas, inclusive a cromatografia. Reconhecimento dos principais constituintes químicos de plantas.

IADC28 - MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Ciclo hidrológico. Balanço hídrico. Usos múltiplos da água. Disponibilidade e demandas. Ação antrópica sobre as bacias hidrográficas. Planejamento integrado dos recursos hídricos. Aspectos legais e políticos no planejamento dos recursos hídricos. Estratégias de conservação de bacias hidrográficas.

IADC29 - MANEJO DE SISTEMAS FLORESTAIS

Sistema agroflorestal: definição e classificação de sistemas agroflorestais. Planejamento, implantação e manejo de sistemas agroflorestais. Seleção de espécies arbóreas de uso múltiplo. Aspectos sociais e difusão de tecnologia agroflorestal. Manejo Florestal Sustentável: introdução ao manejo de florestas naturais. Análise estrutural de florestas naturais. Manejo de Florestas naturais para fins de produção exclusiva de madeira. Manejo de florestas naturais para fins de produção não madeireira. Manejo de florestas naturais voltado a múltiplos produtos.

IADC30 - MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Introdução ao estudo da microbiologia, conceitos básicos sobre as interações dos microorganismos e ambiente, visando o conhecimento, controle e prevenção do processo de poluição do solo, água e atmosfera. Microorganismos em seus habitats naturais. Estrutura e desenvolvimentos de comunidades microbianas. Caracterizar microorganismos como indicadores ambientais. Controle microorganismos no ambiente. Biofilmes e processos de corrosão. Aerosóis e qualidade do ar. Microbiologia do solo e da água. Doenças microbianas.

IADC31 - MONITORAMENTO DE PARÂMETROS AMBIENTAIS

Parâmetros ambientais: legislação e padrões de qualidade. Análise ambiental; amostragem e estocagem; preparação de amostra; métodos analíticos; padronização e calibração; tratamento matemático de dados. Análise das águas da chuva: amostragem; análise dos dados e interpretação; determinação de pH, condutividade; análises dos principais cátions e ânions; análise de metais pesados. Análise do ar: amostragem; determinação dos principais poluentes. Análise de água: determinação de sólidos em água; medidas eletroquímicas (pH, condutividade, potencial redox); dureza; alcalinidade; oxigênio dissolvido (OD); demanda química de oxigênio (DQO); determinação de cloreto, fluoreto sulfato, ferro, metais pesados, compostos nitrogenados e fosforados. Análise de solo e sedimentos: amostragem; métodos de dissolução e extração, parâmetros físicos; medidas eletroquímicas; alcalinidade, determinação de íons solúveis, de matéria orgânica, de compostos nitrogenados, fosforados e sulfurados, metais pesados e determinação da capacidade de troca catiônica; Agrotóxicos: simulação de prática em laboratório.

ADC32 - POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE

Princípios básicos de Química Macromolecular; síntese de polímeros; impactos ambientais dos polímeros. Estabilidade ambiental dos polímeros. Gerenciamento do lixo plástico. Degradabilidade dos polímeros. Polímeros biodegradáveis. Recuperação de polímeros. Aplicações de polímeros na resolução de problemas causados ao meio ambiente.

IADC33 - QUÍMICA AMBIENTAL

Processos de formação, composição e transformações químicas na atmosfera. Ciclos biogeoquímicos dos elementos químicos. Composição e processos químicos nos sistemas aquáticos. A química da formação e composição do solo. Fontes energéticas. Impacto e monitoramento ambiental. Regulamentação de substâncias químicas no meio-ambiente. Coleta e tratamento de resíduos e efluentes.

IADC34 - REDAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisa bibliográfica. Redação científica: importância e princípios gerais. Técnicas de redação científica. Itens da publicação científica. Preparação e envio de manuscritos para publicação. Preparação de apresentações em congressos e projetos de pesquisa.

IADC35 - SISTEMAS ECOLÓGICOS E SUAS ANALOGIAS COM SISTEMAS DA FÍSICA

A dinâmica populacional e os sistemas ecológicos. O Modelo Malthusiano. O modelo de Verhulst, o mapa logístico. Estudo de sistemas discretos. A diferença entre sistemas contínuos e a dinâmica estocástica. A modelização da competição, modelo de Lotka-Volterra. Modelo de Nicolson-Bailey. A formação de padrões de vegetação. Problema de desenvolvimento sustentável: controle biológico de pragas. Uso de métodos matemáticos para caracterização de sistemas ecológicos.

IADC36 - SISTEMAS GEOAMBIENTAIS

Apresentar e discutir os Sistemas Geoambientais, tendo como base as particularidades do meio físico, compreendendo as rochas, o relevo, o clima, os solos e as águas, os quais condicionam a morfologia da paisagem e a diversidade biológica e cultural. Analisar a importância dos fenômenos geológicos nos estudos integrados de gestão ambiental, planejamento territorial e conservação da biodiversidade.

Última modificação em Segunda, 19 Outubro 2015 11:06

Go to top