Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA são capacitados a:
- Identificar e avaliar criticamente problemas em áreas de Cerrado;
- Propor e implantar soluções para os problemas ambientais, numa perspectiva integrada e interdisciplinar, inseridos no contexto sócio-econômico;
- Apresentar-se como cidadão dotado de atitudes críticas, com capacidades de avaliação, julgamento, iniciativa e plenamente capacitado para produzir métodos, técnicas, produtos e/ou processos que auxiliem no desenvolvimento sustentável.
Espera-se que os egressos do PPGCA possuam competências para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
No que se refere às atividades de pesquisa, os egressos deverão ser capazes de liderar os processos de criação, transformação e disseminação do conhecimento, contribuindo para a excelência da sociedade.
No caso das atividades de ensino, a elaboração de programas de curso, disciplinas e treinamentos no âmbito do ensino fundamental, médio e superior contribuirá para garantir participação acadêmica de alto nível em ações e iniciativas tecnológicas emergentes do Estado da Bahia e demais regiões.
No que se refere à extensão, espera-se que o egresso seja capaz de promover a mediação entre a ciência e a prática, visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos interdisciplinares.
Além disso, todas essas iniciativas serão acompanhadas pela capacidade de ambientação e espírito de cooperação e coletividade, de modo a desenvolver atividades com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento em projetos multidisciplinares ligados a Ciências Ambientais.
Assim, as atividades do PPGCA baseiam-se em alternativas para a construção de um perfil que responda às demandas locais, regionais e nacionais, e que expresse a pluralidade e o avanço teórico da área.