Estrutura física

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA funciona em Barreiras - BA, nas dependências da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

Desde a sua criação, o PPGCA vem buscando ampliar sua estrutura física, através do suporte institucional e de parcerias com a iniciativa privada, bem como através de apoios de órgãos de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP.

Atualmente o PPGCA conta com laboratórios, salas de aula, sala dos discentes, biblioteca, secretaria e dependências complementares.

Laboratórios

O PPGCA dispõe de 14 laboratórios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades de ensino, sendo eles:

- Análise química instrumental;

- Biologia celular e molecular;

- Botânica (anatomia e fisiologia vegetal);

- Catálise;

- Computação científica;

- Ecologia e evolução;

- Geoprocessamento;

- Hidráulica;

- Hidrogeologia;

- Microbiologia ambiental;

- Multiusuário;

- Química analítica e ambiental;

- Química orgânica; e

- Zoologia.

Salas de aula

O PPGCA dispõe de salas de aula, dotadas de ar-condicionado e equipamentos multimídia, como data-show.

Sala dos discentes

O PPGCA possui uma sala para uso exclusivo dos discentes do Programa, com cabines individuais, mesas, armários e computadores com acesso à internet. Além de oferecer condições de estudo, a sala é um espaço de integração dos estudantes do Programa.

Biblioteca

A biblioteca da UFOB tem por objetivo prover informações para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, fornecendo o material bibliográfico adequado tanto para uso do corpo docente, discente e técnico-administrativo, quanto para a comunidade em geral, desenvolvendo nos usuários o hábito da leitura, a capacidade de pesquisa, o enriquecimento das experiências pessoais e culturais e também promovendo a cultura e o lazer.

Contando com uma estrutura nova e moderna, a biblioteca da UFOB, em Barreiras-BA, tem uma área de aproximadamente 3.200 m2, distribuídos em térreo e 1º andar, com ampla sala de leitura, salão de acervo e pesquisa, mezanino, cabines de estudo individual, salas de estudo em grupo, salas de multimeios e periódicos, setor de referência, auditório, salas administrativas e de processamento técnico, guarda-volumes individuais, depósito, copa e sanitários.

Destaca-se a existência da sala de videoconferência, a qual é uma ferramenta ao ensino a distância e tem sido utilizada pelo PPGCA para as sessões de defesa de projeto de pesquisa e de dissertação. A possibilidade das sessões serem realizadas por videoconferência tem oportunizado a participação de renomados pesquisadores do país nas defesas do Programa.

Secretaria

Localizada na sala 06 do Pavilhão de aulas I, em Barreiras - BA, a secretaria do PPGCA é composta por um técnico-administrativo que auxilia a Coordenação do Programa nas questões acadêmicas e administrativas. Esse profissional também é responsável pelo atendimento aos estudantes, aos docentes e ao público em geral.

Dependências complementares

Além dos laboratórios, salas de aula e dos discentes, e a secretaria do Programa, o PPGCA conta com outras dependências complementares, que auxiliam no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa do Programa. Dentre as dependências complementares estão:

- Auditórios;

- Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas;

- Herbário;

- Insetário;

- Sala de apoio aos laboratórios;

- Sala de esterilização;

- Sala de reprografia; e

- Viveiro de plantas.

Última modificação em Terça, 31 Julho 2018 17:02

Go to top