Interface com a graduação

A Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB conta com 30 cursos de graduação, em seus cinco campi, nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Exatas e das Tecnologias, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas.

A integração com a graduação tem sido feita de forma estreita e constante, visto que todos os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA lecionam disciplinas nos cursos de graduação.

A carga horária dos docentes para oferta de disciplinas na graduação é considerável (acima de 08 horas), havendo um importante compromisso de atualização e qualificação dos programas, graças a uma articulação desta atividade de ensino com as atividades de pesquisa desenvolvidas no PPGCA.

Tal fato se verifica pela presença de bolsistas de Iniciação Científica participando do desenvolvimento de projetos junto a discentes do PPGCA. A realização de pesquisas, rotinas em laboratório e trabalhos de campo têm propiciado aos estudantes da graduação uma vivência com os de pós-graduação, o que vem a contribuir para a formação destes estudantes.

Neste sentido, verifica-se a existência de trabalhos técnico-científicos desenvolvidos no mestrado e com a coautoria de estudantes de graduação. A possibilidade de produzir um trabalho técnico-científico tem elevado à autoestima de estudantes de graduação, complementando a sua formação e incentivando-os a ampliar seus estudos em um programa de pós-graduação.

A integração da pós-graduação e da graduação não ocorre apenas na realização de pesquisas. Alunos dos mais diversos cursos da UFOB tem acesso a laboratórios e equipamentos de maior complexidade adquiridos com recursos da própria UFOB e de agências de fomento à pesquisa. O acesso a muitos destes laboratórios e equipamentos não seria possível se não houvesse na Instituição o PPGCA.

Complementando a formação dos estudantes do mestrado, o PPGCA possui como componente obrigatório o Tirocínio Docente Orientado. Este componente visa permitir ao estudante de mestrado uma vivência prática no magistério superior, por meio da participação em atividades de ensino, preparação de aulas, preparação de provas e materiais didáticos, bem como monitoria junto aos alunos de graduação da UFOB.

Tais práticas, além de propiciarem uma melhor formação dos estudantes da pós-graduação, permitem que o atendimento dos alunos da graduação seja mais próximo e ampliado.

Deste modo, a integração do PPGCA com cursos de graduação da UFOB tem se mostrado produtiva, trazendo benefícios de forma mútua para a Universidade.

Última modificação em Quarta, 01 Agosto 2018 09:34

Go to top