Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais − PPGCA, nível Mestrado, foi recomendado pela CAPES em novembro de 2010 e terá início de suas aulas no segundo semestre de 2011.

A estrutura curricular do curso de Mestrado está organizada em um núcleo de disciplinas obrigatórias, denominado Núcleo Básico, que possui como objetivo proporcionar embasamento conceitual que alicerce os estudantes no diálogo com as diferentes áreas do conhecimento presentes nas linhas de pesquisa. Espera-se que o Núcleo Básico permita ao egresso uma visão ampla e interdisciplinar, tema central da área de concentração do Programa, independente da formação na graduação ou da temática da dissertação.

As disciplinas optativas têm por objetivo permitir ao estudante a aquisição de instrumentos e o aprofundamento temático para a resolução de seu problema de pesquisa. Entende-se que a formação de recursos humanos para atuar na solução de problemas ambientais envolvendo questões sociais e econômicas requer uma abordagem que estimule o diálogo entre os diferentes setores da sociedade e campos do conhecimento.

Desta forma, o Mestrado em Ciências Ambientais deverá propiciar uma sólida formação científica, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas das áreas de conservação de recursos naturais e de desenvolvimento de metodologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos científicos, políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética humanística em atendimento às demandas da sociedade.

Última modificação em Terça, 19 Maio 2015 16:14

Go to top